Se você sempre se imaginou andando em uma metrópole distópica, com um smartphone na mão, uma pistola calibre .40 na cintura e hackeando tudo e todos, você está com sorte. Iniciando de hoje (7/11) até a próxima segunda-feira (13/11), a Ubisoft estará oferecendo de graça o primeiro jogo da série Watch Dogs, que foi lançado originalmente em 2014 e, apesar de alguns deslizes aqui e ali, conseguiu reunir uma base respeitável de fãs.

A obra te coloca na pele de Aiden Pearce, um talentoso hacker que utiliza suas habilidades fora do comum para vingar a morte de um ente querido. Visto que toda a cidade de Chicago agora está conectada através de um sistema operacional único chamado ctOS, Pearce é capaz de se infiltrar em centrais de segurança, câmeras de vigilância e outros gadgets ligados à internet. O título foi aclamado justamente pelo seu pioneirismo em abordar temas como segurança da informação e Internet das Coisas (IoT ou Internet of Things, em inglês).

Com isso, a obra critica o “conectivismo” exacerbado que estamos vivendo desde aquela época, debatendo os malefícios de viver em mundo que depende demais da internet e dos impactos que o ato de instalar sensores inteligentes em tudo ao nosso redor pode ter em nossas vidas. Vale a pena dar uma olhadinha. Para garantir sua cópia gratuita de Watch Dogs (a promoção é válida apenas para a edição para computadores), basta clicar neste link. É necessário ter uma conta UPlay para baixar o game, logo, caso não possua uma, trate de se registrar com antecedência.