Pode ser que um dos maiores mistérios que intrigam a humanidade tenha sido resolvido. Arqueólogos encontraram algumas provas que mostram como que os egípcios conseguiram carregar os blocos utilizados na construção das Pirâmides do Egito, a única das sete maravilhas do mundo antigo que ainda está de pé.

Arqueólogos encontram uma antiga folha de papiro que descreve como que uma espécie de barco cerimonial e um engenhoso sistema de canais foram utilizados para transportar blocos de calcário e granito, que pesavam 2,5 toneladas e estavam a 800 km de distância. A Grande Pirâmide de Gizé, a principal das três pirâmides, possui 146 metros de altura e foi a maior estrutura construída pelo homem até a Idade Média.

O material também mostrou que milhares de trabalhadores habilidosos conseguiram transportar as 170 mil toneladas de blocos utilizadas na construção das pirâmides pelo Rio Nilo e que o sistema de canais se conectava a um porto que ficava apenas a alguns metros de distância da base da construção.

Outro rolo de papiro, descoberto no porto de Wadi Al-Jarf (que é considerado o mais antigo do mundo), oferece mais algumas pistas sobre a importância que esses barcos tiveram no transporte dos blocos.

A folha de papiro encontrada em
A folha de papiro encontrada em Wadi Al-Jarf

A descoberta também é muito importante porque arqueólogos do mundo inteiro nunca conseguiram chegar a um acordo sobre como que os blocos foram transportados para a construção das pirâmides.

“Conseguimos esboçar a bacia do canal central que nós acreditamos ser a área de entrega primária para a base da Pirâmide de Gizé”, disse o arqueólogo Mark Lehner, líder da equipe.

A descoberta também foi retratada em documentário que foi exibido em um famoso canal de televisão do Reino Unido. Chamado de Egypt’s Great Pyramid: The New Evidence (A Grande Pirâmide do Egito: A Nova Evidência), outra equipe de arqueólogos conseguiu construir uma réplica dos barcos utilizados no transporte dos blocos, o que também deu novas evidências da construção das embarcações daquele período.

Réplica do modelo de barco usado no transporte dos blocos
Réplica do modelo de barco usado no transporte dos blocos
Fonte: Daily Mail