O que acontece se um homem não se alistar no exército aos 18 anos?

Todo mundo sabe que no Brasil, o Serviço Militar é obrigatório para homens que completam 18 anos naquele ano. Mas, você saberia dizer o que aconteceria se a pessoa não se alistar no exército quando completa a maioridade? Será que existe algum tipo de punição?

Antes de falarmos disso, no entanto, vamos relembrar as regras? Segundo o governo brasileiro, todo rapaz, ao completar 18 anos, deve se alistar no exército. Caso a pessoa esteja completando 18 anos no ano corrente, ela deve se alistar na junta do exército da região onde ela mora até o mês de junho.

A regra também vale para os garotos que sejam brasileiros naturalizados ou por opção. Eles devem fazer o alistamento até 30 dias a partir da data de recebimento do certificado de naturalização ou do termo de opção.

O que acontece se não se alistar no exército?

Agora, voltando a falar sobre o que acontece caso o rapaz resolva se não se alistar no exército aos 18 anos, o site oficial do governo brasileiro explica ele fica em débito com o Serviço Militar na situação de “fora do prazo”.

Além disso, a pessoa fica impedida de:

“Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;

Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;

Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;

Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.”

 

Além dos impedimentos que listamos, ainda existe uma multa simbólica. Quem não se alistar no exército dentro do prazo estipulado fica devendo uma multa de R$ 4,03, que aumenta por dia de atraso.

A multa também só pode ser paga nas agências do Branco do Brasil ou dos Correios.

Ausência na Seleção Geral

Caso você queira bancar o espertinho e se aliste, mas não compareça à Seleção Geral também fica exposto a penalidades.

Ainda de acordo com o site oficial do governo, “o brasileiro alistado que não se apresentar durante a época de seleção de sua classe ou que, tendo-o feito, ausentar-se sem a ter completado, estará em débito com o Serviço Militar na situação de “refratário”. Nesta condição deverá retornar a Junta de Serviço Militar e realizar o pagamento da multa prevista na legislação vigente para ser encaminhado novamente à seleção geral.”

E então, bem explicado agora? Você está na época de se alistar ou já se alistou? O que você acha da obrigatoriedade do serviço militar? Não deixe de compartilhar com a gente sua opinião nos comentários.

Fonte: Fatos Desconhecidos