Novas imagens de Marte mostram o planeta de um jeito que você nunca viu

Graças ao trabalho árduo da NASA, não nos faltam imagens tiradas de Marte. Você sem dúvida já viu várias delas, provavelmente em fotos panorâmicas ainda maiores que a imagem acima, criadas pela sobreposição de várias imagens juntas. E essas fotos provavelmente pareciam todas muito semelhantes: com poeira e rochas em um cenário alaranjado ou até sobre um solo avermelhado.

É justamente por isso que as mais recentes fotos panorâmicas do robô Curiosity, da NASA, são tão impressionantes – elas não se parecem em nada com os outros registros do nosso planeta vizinho. Marte é conhecido como o Planeta Vermelho, mas olhando para essa imagem é difícil até adivinhar que ela foi tirada por lá. A foto foi criada através da junção de 16 imagens de paisagens de Marte, tiradas pelo Curiosity em um local chamado Vera Rubin Ridge, onde é possível ver o interior da cratera Gale.

A NASA destaca algumas características do terreno, como os contornos elípticos da cratera e outros pontos geográficos como o Murray Buttes, Ireson Hill, Peace Vallis Channel, Namib Dune e mais. Segundo a agência espacial norte-americana, a diferença deste registro em relação às demais imagens feitas de Marte se deu porque esta colagem de fotos teve sua iluminação balanceada, fazendo com que as rochas pudessem ser vistas do jeito que elas apareceriam em condições normais de luz aqui na Terra.