Se você acha que sabe tudo sobre o incrível planeta Saturno, seus anéis e suas luas, então é hora de repensar tudo e mergulhar neste fascinante sistema com o novo e-book que a NASA acaba de publicar inteiramente de graça para qualquer um.

O livro digital é composto por 110 páginas e possui uma coletânea incrivelmente variada de fotografias e curiosidades de qualidade inestimável. Quase tudo isso realizado graças à história sonda Cassini (também conhecida como Cassini-Huygens), que encerrou definitivamente sua viagem ao redor do planeta gasoso.

Os números impressionantes das sondas Cassini-Huygens.

A NASA também informa os incríveis dados de todos os 13 anos desde o lançamento da sonda para o sistema de Saturno. De 2004 a 2017 foram mais de 450 mil imagens de Saturno, seus anéis e também de suas luas, a sonda viajou um total de 7,9 bilhões de quilômetros e coletou cerca de 635 GB de dados científicos. São números impressionantes para uma das missões interplanetárias de maior sucesso em toda a história humana, tudo isso graças a colaboração da NASA com a ESA (Agencia Espacial Europeia).

No e-book, que pode ser baixado em todos os principais formatos (iBook, Kindle, PDF, ZIP ou ePUB), a NASA conta os segredos e as curiosidades por traz da missão conjunta da Cassini e Huygens, com dados incríveis, ilustrações extraordinárias e fotografias reais capturadas pelas câmeras à bordo das sondas espaciais.

Graças à sua missão suicida, a Cassini conseguiu se aproximar de Saturno para registrar dados nunca antes revelados, e realizar voos rasantes próximo à superfície gasosa do planeta mostrando que, realmente, não sabíamos quase nada sobre ele. Na página de número 38, por exemplo, você pode ver picos incomuns (imagem abaixo) no Anel B de Saturno, que possuem até 2,5 km de altura!

Altura pôde ser medida graças as sombras.

As surpresas são muitas, bem como as curiosidades inquietantes sobre a magnitude do planeta e muitos vários satélites naturais que giram entorno de Saturno, como Titã, Dione e o fascinante Encelado, o mais provável corpo celeste do nosso Sistema Solar a ter água em estado líquido e quem sabe até mesmo abrigar vida, mesmo que em seus estágios mais primitivos.

Caso você tenha interesse em baixar o livro completo (em inglês), basta clicar aqui.