Emulador de Nintendo Wii e Gamecube para Android ganha diversas correções de bugs em nova atualização

Um benefício adicional da natureza de código aberto do Android é seu vasto suporte para emuladores de videogames – ou seja, softwares que imitam o hardware dos consoles de jogos. Graças aos esforços da comunidade de desenvolvimento, você pode jogar jogos de Nintendo DS, jogos de PSP e até jogos de Nintendo Wii em smartphones, tablets e set-top boxes, desde que possuam um hardware suficientemente poderoso.

Para títulos do GameCube e Nintendo Wii, o Dolphin Emulator é, de longe, a melhor solução. Mas, irritantemente, ele vinha apresentando um grande número de bugs no Android, incluindo opções de interface do usuário perdidas e casos de reset de jogos acidentais. Isso tornou o software quase inutilizável em alguns casos, mas, felizmente, esses problemas e muitos outros foram corrigidos na atualização mais recente.

O Dolphin Emulator agora usa um slot especial de recursos sempre que você muda de um aplicativo para outro, impedindo que você perca seu progresso quando o emulador passa a funcionar em segundo plano. Além disso, quando você retorna ao Dolphin depois de ter apertado acidentalmente uma tecla de navegação da interface do Android (o que é relativamente fácil de fazer já que os botões do Dolphin ficam muito perto das bordas da tela), ele irá recarregar o savestate mais recente.

O Dolphin para Android agora também suporta jogos que exigem mais de um disco, como Metal Gear Solid: Twin Snakes e Resident Evil 4. Antes, o Dolphin não permitia a troca de discos e nem permita que você salvasse o jogo antes de ser solicitado que você inserisse o próximo disco. Agora, ele funciona corretamente tanto em celulares quanto no Nvidia Shield TV.

Outra problema antigo era que um método implementado para melhorar a renderização de gráficos do GameCube no Dolphin não era devidamente suportado em alguns dispositivos Android, e o fallback – um método de mistura de sombreamento impreciso – gerava gráficos quebrados. Felizmente, o problema foi corrigido com a implementação de dual-source blending, o que resulta em maior qualidade gráfica com menos texturas quebradas.