Eclipse solar do dia 15 de fevereiro será vista em 3 estados brasileiros

Outro dos eventos astronômicos mais incríveis de 2018 está previsto para o dia 15 de fevereiro. Segundo especialistas, um eclipse solar parcial vai acontecer no hemisfério sul da Terra e, por isso, será visível em três estados do Rio Grande do Sul, em parte de Santa Catarina e do Paraná.

Basicamente, o que vai acontecer é que parte do Sol vai ficar encoberto pela Lua por alguns segundos. Na Antártida, por exemplo, parte do globo onde o eclipse solar será mais visível, 49% da luz do sol ficará bloqueada pela Lua.

O espetáculo, aliás, terá início às 19h49 e deve terminar por volta de 20h09.

Eclipse solar no Brasil

Para os brasileiros, o melhor lugar para apreciar o eclipse solar será na cidade de Chuí, onde 8,25% da luz do sol ficará bloqueada. Apesar disso, o evento será visível em todo o Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre, onde o bloqueio da luz solar será de 4,20%.

No caso de Santa Catarina, o eclipse será mais visível na parte sudeste do estado, deixando Florianópolis praticamente de fora do espetáculo, com apenas 0,20% de bloqueio do sol.

A mesmo coisa acontecerá no Paraná, onde apenas o extremo oeste poderá apreciar o evento, que será tão tímido quanto no caso de Floripa.

Eclipse solar para “los hermanos”

Além do Brasil, o evento também poderá ser visto em outros 4 países da América do Sul. Chile e Argentina, por exemplo, terão a melhor visualização do eclipse solar parcial, especialmente na região da Patagônia, onde o bloqueio da luz do sol será de 25%.

No Uruguai, no Paraguai o espetáculo também será visível, embora de forma menos impactante.

E então, caro leitor, vai se programar para ver o evento?

Fonte: Vix