Cientistas estão simulando as condições de vida de Marte nos lugares mais inóspitos da Terra

Marte pode se tornar um dos ponto de visita dos humanos em alguns anos, mas por enquanto lá ainda não é exatamente o tipo de lugar que a maioria das pessoas gostaria de visitar por diversão. Isso porque o planeta é empoeirado, seco e com praticamente nenhuma fonte de água disponível. Na verdade, também existem alguns cantos aqui na Terra que são tão desolados quanto o planeta vermelho, e cientistas estão usando um desses locais para testar gadgets e outros equipamentos que os viajantes espaciais poderão usar durante uma missão tripulada a Marte .

Os pesquisadores escolheram o sul de Omã como local de teste simulados, usando o deserto que faz fronteira com a Arábia Saudita como uma falsa paisagem marciana. Lá, os cientistas se esforçam para imitar os cenários que um astronauta que trabalhasse na superfície de Marte pudesse encontrar, incluindo atrasos de comunicação, simulando a distância que deve ser percorrida pelos sinais, que viajariam do planeta vermelho para a Terra e vice versa.

Os “falsos” astronautas vivem em quartos infláveis e têm pouco ou nenhum contato com o mundo exterior. Eles devem usar trajes espaciais ao caminhar para fora – por estarem simulando a vida em outro planeta, a segurança deve ser sua prioridade número um. Eles precisam conduzir suas pesquisas da mesma forma que os viajantes reais de Marte supostamente poderão no futuro.

Todo o experimento foi projetado para durar um mês, momento em que os astronautas retornarão à civilização. Enquanto isso, eles vão brincar com ferramentas de mapeamento, testar robotic rovers e testar as tecnologias mais recente de tração espacial. Eles têm comida suficiente disponível, mas a equipe também está testando a capacidade de cultivar plantas em uma estufa portátil que será crucial para estadias de longo prazo no planeta vermelho.

Pode parecer extremo isolar cientistas no deserto por um mês inteiro, mas os primeiros visitantes de Marte experimentarão algo muito mais intenso. Levará entre seis e nove meses para chegar a Marte a partir da Terra, o que significa que a tripulação estará vivendo a bordo de uma espaçonave durante todo esse tempo. Uma vez lá, não está claro quanto tempo eles poderão ficar, mas não está fora de cogitação a possibilidade de eles poderem permanecer lá por vários meses antes de pegar seu voo de volta.