A CNH Digital obrigatória é adiada para julho; saiba como gerar a sua

Que atire a primeira pedra quem nunca esqueceu a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em casa e suou frio ao passar por uma blitz. Para evitar esse tipo de situação, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou recentemente a CNH Digital, versão digital da carteirinha e que possui a mesma validade da edição impressa. A ideia era que todos os estados brasileiros estivessem obrigatoriamente aptos a emitir o documento até amanhã (1º de fevereiro), mas as coisas não saíram como planejado.

Acontece que, até o momento, somente 12 unidades federativas estão prontas para trabalhar com a CNH Digital: Acre, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, ainda não realizam a emissão. Isso obrigou o Denatran a adiar a obrigatoriedade para o dia 1º de julho, comentando ainda que tal prazo será “improrrogável”.

Como emitir minha CNH Digital?

Se você reside em um dos estados citados anteriormente e deseja tirar sua CNH Digital, basta acessar o Portal de Serviços do Denatran e fazer seu pré-cadastro. Em seguida, dirija-se até o Detran no qual você tirou sua CNH física e confirme seus dados; cada unidade decide se cobrará uma taxa ou se fará o documento gratuitamente

Em seguida, basta baixar o aplicativo oficial da carteira, inserir o código de ativação informado pelo Detran e configurar um PIN numérico que será usado para abrir o app. Vale a pena lembrar que o documento fica atrelado a um dispositivo por vez; sendo assim, caso troque de aparelho ou tenha seu celular roubado, será necessário ir novamente ao Detran para conseguir um novo código.

CNH Digital

Desenvolvedor: Serpro

Preço: grátis

Tamanho: 26MB

É importante ressaltar que a CNH Digital não é obrigatória para os motoristas; cada cidadão deve optar por gerar ou não o documento virtual. A versão em papel continuará valendo normalmente e poderá ser apresentada às autoridades sem problema algum.