Quantas horas você consegue dormir por noite? Existe um consenso (que recentemente começa a ser questionado) de que devemos ter entre 7 a 8 horas de sono noturno, ininterruptos, para um funcionamento adequado de nossas funções físicas e psíquicas.

O Business Insider listou 8 consequências de uma noite mal dormida, veja quais são:

1. Gripes

Um estudo sobre 164 pessoas saudáveis descobriu que, aqueles que dormiam menos de 5 horas por noite, estavam mais propensos a gripes e resfriados do que aqueles que dormiam 7 horas ou mais (independente de demografia ou peso).

2. Problemas de estômago

Pouco sono pode intensificar sintomas de doenças intestinais inflamatórias e refluxo, podendo te colocar em risco de de desenvolver síndromes inflamatórias.

3. Dificuldade de aprendizado

Privação de sono interfere nossa habilidade de lembrar e processar novas informações. Pesquisadores recomendam adiar os horários escolar e de trabalho para garantir um tempo suficiente de sono.

4. Irritabilidade e mudanças de humor

mulher-irritada

Pesquisas mostram que incômodos ou interrupções tendem a nos irritar mais quando não dormimos o suficiente.

5. Dores de cabeça e enxaquecas

Pesquisas ligaram má qualidade de sono com enxaquecas, e apneia do sono a dores de cabeça.

6. Desejo sexual esgotado

Ter um sono adequado é importante para manter uma vida sexual saudável. Também aparece relacionado a quantidade de sexo que praticamos, além das respostas genitais as sensações experimentadas.

7. Visão ruim

visao-ruim

Privação de sono esta ligado a visão dupla, visão limitada e visão obscura. Quanto mais tempo você passa acordado, maior vai ser a sua dificuldade em enxergar, chegando perto da alucinação.

8. Aumento de peso

Quando não dormimos o suficiente, temos a tendencia a lanchar mais vezes e preferir alimentos ricos em caloria, em vez de alimentos mais leves.

Há alguns dias, publicamos também o efeito do sono em excesso sobre o corpo humano. Portanto, o ideal é manter o equilíbrio para uma vida saudável.